FEIRA DA INDÚSTRIA DE RORAIMA – FEIND

A Feira da Indústria de Roraima é um evento marcado pela diversidade da produção das empresas genuinamente roraimenses, refletindo os investimentos, inovações e a consolidação da produção para o consumo interno e também para as exportações.
O objetivo da Federação das Indústrias de Roraima é fazer com que as pessoas e instituições públicas e privadas tenham a oportunidade de conhecer os produtos, o potencial produtivo e valorizar o que é produzido no Estado. “Hoje já contamos com uma diversidade de produtos roraimenses que podem ser adquiridos pelo comércio ou pelo consumidor final, sem deixar a desejar em nada para as marcas nacionais”, declarou Rivaldo Neves, Presidente da FIER.
O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), juntamente com o SESI, SENAI e IEL, contando com o patrocínio do SEBRAE, Banco da Amazônia, Governo de Roraima e Prefeitura de Boa Vista.

 

  1. FUNDO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

FDI – O Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) foi instituído por meio da Lei 232 de 30 de setembro de 1999, com o objetivo de fomentar as atividades industriais e agroindustriais no estado. As formas de incentivo aos setores da Indústria e Agroindústria vão desde a concessão de lotes, repasse de estrutura para armazenamento de produtos e materiais além do repasse de 75% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) concedido às empresas.
Compõem o Conselho Diretor do FDI, além da presidente, a governador Suely Campos, representantes da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento), Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aferr (Agência de Fomento do Estado de Roraima), Fier (Federação das Indústrias de Roraima), Faer (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima), Facir (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Roraima) e da Câmara Brasileira de Indústria. 

  1. ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO - RR

As Áreas de Livre Comércio foram criadas para promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais, oferecendo benefícios fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus no aspecto comercial, como incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Os objetivos principais das ALCs são a melhoria na fiscalização de entrada e saída de mercadorias, o fortalecimento do setor comercial, a abertura de novas empresas e a geração de empregos.
Nas Áreas de Livre Comércio, boas opções de negócios se dão a partir de investimentos em matéria-prima local utilizando-se de incentivos fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus ou até mesmo da instalação de comércios atacadistas de produtos importados para atender às necessidades das populações locais e adjacentes.

Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim (RR):
Implementadas no ano de 2008, as ALCs de Boa Vista e Bonfim, no Estado de Roraima, foram estabelecidas com a finalidade de promover o desenvolvimento das regiões fronteiriças do extremo Norte do Estado e incrementar as relações bilaterais com os países vizinhos, sobretudo Venezuela e Guiana, seguindo a política de integração latino-americana. Além de contar com incentivos fiscais para implantação de indústrias que utilizem matéria-prima da Amazônia Ocidental, as ALCs ampliam ainda mais a tendência para a realização do turismo de negócios no Estado.

 

4. SEBRAE – CURSOS DE EMPREENDEDORISMO


SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Endereço: Av. Maj. Wilians, 680 - São Pedro, Boa Vista - RR, 69306-705
Telefone:(95) 2121-8000
www.sebrae.com.br

Sei Empreender

Boa Vista-RR
Início: 19/04/2016  -  Término: 19/04/2016

Objetivo: Contribuir para que o empreendedor individual possa: • Compreender a importância de praticar atitudes empreendedoras no seu negócio. • Reconhecer as atitudes empreendedoras praticadas no seu negócio, de modo a atribuir a si mesmo a responsabilidade pelas decisões tomadas. • Descobrir e aplicar o seu potencial empreendedor, para o fortalecimento do seu negócio.

Administração do Tempo

Boa Vista-RR
Início: 25/04/2016  -  Término: 27/04/2016

Objetivo:  Para mais informações sobre esta agenda, entre em contato com a Central de Atendimento (0800 570 0800) ou visite o Sebrae mais próximo.

Como Validar Seu Modelo De Negócio

Boa Vista-RR
Início: 29/04/2016  -  Término: 29/04/2016

Objetivo: Capacitar o empreendedor criando condições de validar a sua ideia de forma que possa ter melhores chances de sucesso em seu atual ou futuro negócio.

Aumentando Suas Vendas

Boa Vista-RR
Início: 29/04/2016  -  Término: 29/04/2016

Objetivo: Para mais informações sobre esta agenda, entre em contato com a Central de Atendimento (0800 570 0800) ou visite o Sebrae mais próximo

Gestão Estratégica de Vendas

Boa Vista-RR
Início: 10/05/2016 - Término: 13/05/2016

Objetivo: Oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas – seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor.

 

Diálogo Empresarial: Gestão de Conflitos

Boa Vista-RR
Início: 12/05/2016 - Término: 12/05/2016

Objetivo:  Proporcionar o aprofundamento do conteúdo abordado na solução precursora ao Diálogo de forma interativa, dialogada, crítica, reflexiva e pragmática, tendo como base a experiência dos participantes. · Estimular o intercâmbio de experiências para a criação de sinergia que conduza à descoberta de novas e adaptáveis soluções para velhos e recorrentes problemas, diagnosticados nas empresas. · Gerar ambiente de aprendizagem onde os participantes possam identificar soluções inovadoras.

 

Sei Comprar

Boa Vista-RR
Início: 16/05/2016 - Término: 16/05/2016

Objetivo:  Esta oficina foi criada para que os participantes desenvolvam competências para: Compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de compras para assegurar os melhores resultados no seu negócio; Predispor-se a realizar compras planejadas, objetivando melhores resultados; Selecionar, criteriosamente, o que deverá ser comprado, considerando inclusive a procedência e mantendo bons relacionamentos com os fornecedores e negociar para obter bons preços e prazos com foco no processo.

Planejamento Estratégico

Boa Vista-RR
Início: 16/05/2016 - Término: 19/05/2016

Objetivo:  O curso Planejamento Estratégico Na Medida foi desenvolvido com o propósito de orientar o empresário para construção do planejamento estratégico de sua microempresa. Por meio de conceitos e técnicas oportunizará a reflexão e a construção de um plano para atingir uma situação futura desejada.

Gestão de Pessoas E Desenvolvimento De Equipes

Boa Vista-RR
Início: 17/05/2016 - Término: 19/05/2016

Objetivo:  Criar condições para que os participantes potencializem sua capacidade empresarial de atrair, desenvolver e manter talentos.

 

Sei Vender

Boa Vista-RR
Início: 14/06/2016 - Término: 14/06/2016

Objetivo:  Contribuir para que o empreendedor individual pense nas suas vendas adotando o composto de marketing, com vistas a entender as necessidades do mercado e ampliar as possibilidades de crescimento do seu negócio.

 

Sei Planejar

Boa Vista-RR
Início: 19/07/2016 - Término: 19/07/2016

Objetivo:  Compreender a importância do planejamento para que a atividade empreendedora gere resultados satisfatórios quanto às expectativas e metas dos Empreendedores Individuais, conscientizando-os de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos, permitindo: o domínio do processo de organização do seu negócio; e a aplicação das ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento.

Sei Crescer

Boa Vista-RR
Início: 16/08/2016 - Término: 16/08/2016

Objetivo:  Essa oficina foi criada para que o Microempreendedor Individual possa ser auxiliado em tomadas de decisões acerca de permanecer no patamar do negócio em que esta ou passar para o patamar de Microempresa.

 

Sei Controlar Meu Dinheiro

Boa Vista-RR
Início: 20/09/2016 - Término: 20/09/2016

Objetivo:  Compreender a forma de utilização do controle de caixa no seu dia a dia empresarial. • Reconhecer a importância de se efetuar o controle diário de entradas e saídas de sua empresa. • Elaborar o controle diário de entradas e saídas de sua empresa