NOVOS EQUIPAMENTOS
Instituto de Identificação adquire unidades de atendimento
Repórter: Salete Giacomet | Edição: Leandro Freitas | Foto: Secom/RR

O Instituto de Identificação Odílio Cruz, da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), está adquirindo oito novas unidades completas de atendimento para suprir a demanda da unidade. São computadores equipados com software para obtenção de dados, máquina fotográfica e leitor de digitais.

Segundo o diretor da unidade, Amadeu Rocha Triani, a aquisição dos novos equipamentos vai dar celeridade aos processos de emissão de cédulas de identidade no estado, bem como melhorar o atendimento ao público de uma forma geral.

“Tivemos um significativo aumento de solicitações de novas identidades este ano, bem como de emissões de segunda via e substituições. Roraima já ultrapassou meio milhão de cédulas e nós precisamos nos readequar para atender à demanda de forma satisfatória”, ressalta Triani.

De acordo com o diretor, no mesmo período do ano anterior foram emitidas em torno de três mil unidades e este ano, até o momento, 5.700. Ele explica que a confecção das cédulas obedece a um burocrático processo de elaboração, que passa por várias etapas, até a emissão final. Cada identidade é analisada por um perito e finalmente impressa em papel moeda, emitido pelo Tesouro Nacional.

Amadeu reforça ainda que brevemente uma unidade móvel de atendimento será disponibilizada à população. Trata-se de um micro ônibus equipado para prestar todo o serviço, da tomada de informações a entrega das cédulas.

“Conseguimos dar celeridade ao processo e o consumidor é atendido no mesmo dia em que nos procura, o que antes não ocorria. E em até dez dias a entrega do documento é feita.  A unidade móvel irá às comunidades mais afastadas, facilitando a vida do consumidor”, salienta.

O Instituto descentralizou os atendimentos e estendeu seus serviços ao interior do estado.  Os municípios de Pacaraima, Rorainópolis, Caracaraí e Alto Alegre contam com postos de atendimento. Na capital, além da sede, localizada na Avenida Venezuela, a Casa do Cidadão, no bairro senador Hélio Campos, também oferta o serviço. Triani reforçou que brevemente novos postos serão disponibilizados à população, e para tanto está finalizando negociações com dois estabelecimentos privados com  grande movimentação de pessoas para que sejam instaladas unidades de atendimento nesses locais.

Os recursos para o custeio dos novos equipamentos, bem como para a instalação de novos postos, são oriundos da taxa de arrecadação de segundas vias das cédulas de identidades. Anteriormente estes valores eram enviados aos cofres do Tesouro Federal e, devido a um acordo da atual gestão, agora são disponibilizados ao Estado.

 

Pesquisa

Noticias
22/03/2016 - 10:54 | Notícias
NOVO CONVÊNIO
Noticias
21/03/2016 - 10:36 | Notícias
NOVOS EQUIPAMENTOS
Noticias
19/03/2016 - 18:49 | Notícias
SISTEMA ELETRÔNICO
Noticias
17/03/2016 - 09:30 | Notícias
ARRAIAL MACUXI
Noticias
17/03/2016 - 09:28 | Notícias
MENU FOR TOURIST
Noticias
15/03/2016 - 09:06 | Notícias
ESCOLA AYRTON SENNA
 Notícias