SISTEMA ELETRÔNICO
Policlínica Cosme e Silva terá cadastro unificado
Repórter: Yana Lima | Edição: João Paulo Pires | Foto: Willian Roth

Com a presença da governadora Suely Campos e do secretário de Educação, Marcelo Campbell, a Escola Estadual Padre Eugênio Possamai foi entregue revitalizada nesta sexta-feira, 18, na sede do município de Rorainópolis, Sul do Estado. Na unidade, que passou por obras de revitalização, estudam 718 alunos, distribuídos nas séries do 6° ao 9° ano.


Para os alunos e comunidade foi entregue uma escola nova, com 12 salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva, cinco banheiros. A unidade conta tem 51 professores e 26 funcionários de apoio administrativo.


A governadora Suely Campos reforçou que a educação é uma prioridade no seu governo. Que os alunos recebem uma nova escola com toda estrutura para um aprendizado de mais qualidade. “Esta escola foi construída há 20 anos pelo governador Neudo Campos, no formato de escola padrão. E há 20 anos ninguém fez nada por ela. É com a alegria que a gente entrega a unidade revitalizada para animar esta comunidade estudantil e dar dignidade para nossos alunos e professores”, disse.


Suely Campos explicou que os desafios são grandes na área da educação, mas que está empenhada em superá-los. “Já fizemos muita coisa em pouco tempo de governo. Regularizamos o transporte escolar, ampliamos a merenda, que passou de 30 para 53 itens. Temos equipe de nutricionistas que estão verificando como está sendo feita a merenda para nossos alunos. Queremos merenda de qualidade para nossos alunos”, ressaltou.


O secretário Estadual de Educação e Desporto, Marcelo Campbell, disse que a revitalização não foi somente um processo de infraestrutura, mas de ânimo para os estudantes e professores, que agora passam a ter melhores condições de ensino. “Vai além da estrutura física. É uma revitalização de ânimo, da vontade de fazer melhor. Que a escola Padre Eugênio Possamai possa ser mais uma geradora de médicos, advogados, lideres, governantes. Que Rorainópolis faça bom uso desta escola”, frisou.


A gestora da unidade, Cleonice Sampaio, lembrou que a escola foi a primeira do Sul do Estado a ser contemplada com a revitalização e que foi um presente de aniversário, já que em maio a unidade completa 20 anos de criação. “Nossa palavra de hoje é: agradecimento. Há muito tempo aguardávamos por essa obra e reinauguração. Agora nos foi devolvida a dignidade. É impossível exigirmos do aluno aprendizagem se nós não damos a ele um ambiente em que o aluno realmente se sinta valorizado. Um governo que se preocupação com a educação quer o melhor para o seu povo”, enfatizou.


Alunos destacam uma nova fase na escola

 

Mais do que infraestrutura física, alunos da Escola Estadual Padre Eugênio Possamai destacam uma nova fase na unidade de ensino. Para a reinauguração, eles se empenharam e se envolveram. Todas as apresentações culturais foram realizadas pelos próprios estudantes. Eles cantaram, fizeram apresentações de danças, que incluiu o carimbó, dança típica do estado do Pará.


A aluna Sarah Susan Gomes, 13 anos, faz o 8º ano. Ela foi escolhida para discursar na solenidade, representando os demais alunos. “Me sinto honrada. Também me sinto agradecida por tudo que fizeram por mim. Nossa escola precisava dessa reforma, pois estava em estado crítico. Agora temos que valorizar”, disse.


Na rotina da unidade, as regras são lembradas todos os dias para os alunos não esquecerem. Eles relatam que o início tiveram dificuldade para se adaptar às regras, no entanto, reconhecem que a disciplina é fundamental. “Aqui o ensino é bem rígido. A gente não faz o quer. Temos horário para chegar. Não podemos usar celular, mastigar chiclete dentro de sala de aula. Também não podemos ficar entrando e saindo o tempo todo de sala. Isso é bom porque nos ajuda a ser disciplinados e aprender mais”, disse o aluno do 8º ano Jarlisson Castro, 14 anos.


Escola Estadual Padre Eugênio Possamai foi criada por meio de um Decreto Governamental, em 17 de maio de 1996, com a finalidade de atender à demanda de alunos no município de Rorainopólis. A unidade recebeu este nome como forma de homenagear o Padre Eugênio Possamai, pelos serviços que em vida prestou para à sociedade roraimense. Em 2013, a escola alcançou 3,8 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A meta para a próxima avaliação é 4,7 pontos.

 

Pesquisa

Noticias
22/03/2016 - 10:54 | Notícias
NOVO CONVÊNIO
Noticias
21/03/2016 - 10:36 | Notícias
NOVOS EQUIPAMENTOS
Noticias
19/03/2016 - 18:49 | Notícias
SISTEMA ELETRÔNICO
Noticias
17/03/2016 - 09:30 | Notícias
ARRAIAL MACUXI
Noticias
17/03/2016 - 09:28 | Notícias
MENU FOR TOURIST
Noticias
15/03/2016 - 09:06 | Notícias
ESCOLA AYRTON SENNA
 Notícias