ESCOLA AYRTON SENNA
Estudante conquista maior nota na redação do Enem em Roraima
Repórter: Ozieli Ferreira | Edição: | Foto: Valdecir Silva

A estudante Isys Grazielle Medeiros Souza, de 17 anos, faz parte de um seleto grupo de estudantes que conseguiu tirar as maiores notas na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela é aluna da escola Estadual Ayrton Senna e alcançou 980 pontos na redação, se classificando com a maior nota de Roraima na avaliação nacional.

 

A pontuação não foi alcançada por acaso. Segundo Isys, a nota foi resultado de muita leitura. “Sempre tive o maravilhoso hábito de ler. A redação sempre trata de assuntos sociais. Aproveito os meios de comunicação, redes sociais mesmo, para me atualizar sobre artigos de opinião, pesquisas e dados sobre temas relevantes que exigem posicionamento da população. O hábito da leitura apenas reforçou a construção da redação”, argumentou a estudante.

 

O tema da redação foi 'Persistência da violência contra a mulher no Brasil'. Para a estudante, não poderia ter havido um tema melhor. “Veio mais do que na hora, em meio a tanta repressão e necessidade de subversão de padrões, afinal as faces da violência são diversas. Inclusive na desigualdade”, comentou.

 

Isys disse que não encontrou dificuldade para desenvolver o texto, mas precisou de concentração. “Nunca é fácil, pois exige bons argumentos, além da pressão imposta pelo tempo estabelecido para terminar a prova”, frisou.

 

O segredo para ter argumentos sólidos e coerentes? A estudante explica. “Seja um bom cidadão durante os outros dias do ano. Leia jornais que não sejam "Grande Mídia", tenha posicionamento político-social, atente-se para as discussões atuais. Compare com a história do Brasil e do mundo se já houve algo semelhante, e o mais importante, esteja seguro de si. O resto é com a banca. Não existem padrões. Uma boa redação vem naturalmente depois desses quesitos”, pontua Isys.

 

A estudante ressaltou que contribuição da escola e dos professores foi muito importante neste processo. “Além da professora de Língua Portuguesa, todos os professores tratam de assuntos sociais diariamente, inclusive o de Matemática. O professor de História é a minha inspiração sobre os temas da sociedade e a professora de Biologia e militante árdua no feminismo”, disse.


Nota permite aluna estudar fora do Estado


A nota conquistada por Isys garantiu para a estudante uma vaga no curso de Direito na Universidade Federal de Rio Grande. Ela disse que sempre quis estudar fora.“Eu tinha nota para diversos cursos, em diversos Estados, inclusive aqui na UFRR [Universidade Federal de Roraima], mas escolhi a FURG [Universidade Federal de Rio Grande - RS] por ser uma das melhores em Direito do Brasil. Fui aprovada pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada], e estou na lista de espera em Medicina na UFMS [Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]. Com o ProUni tenho duas opções também. Escolhi Relações Internacionais, na PUC Paraná [Pontifícia Universidade Católica] e Jornalismo na PUC Uberlândia (MG)”, disse.

 

Isys está efetuando a matrícula por procuração, já que não pode se deslocar agora até lá. “A escola Ayrton Senna tem colaborado comigo. A greve foi um empecilho, mas está dando tudo certo até agora”, comemora. Ela disse que está preparada para encarar a mudança de Estado. “Tenho me preparado desde que decidi, mas nunca é como imaginamos. A experiência vai me fazer amadurecer e tenho certeza que abrirá portas que me farão prosperar”, conta.


Família sempre presente


Isys contou que a família foi a grande incentivadora. “Meu pai e meus irmãos são meu suporte. Quem me dá razão pra ir cada vez mais longe. Eles me apoiam em qualquer decisão e me aconselham muito. Sei que não é fácil pra eles, nem pra mim, mas chega a hora que a gente precisa voar”, disse.


Para os estudantes, Isys deixa um recado. “Não existe sorte. Cursinho não tem poder de aprovação. Se você sentar na cadeira com seu livro e estudar, você passa em qualquer exame. Assista vídeo-aula e resolva exercícios. E o mais importante, não deixe de viver a sua vida com quem ama você. Os clichês de "foco, força e fé" e "No pain, no Gain" são bem verdades”, reforça.

Pesquisa

Noticias
22/03/2016 - 10:54 | Notícias
NOVO CONVÊNIO
Noticias
21/03/2016 - 10:36 | Notícias
NOVOS EQUIPAMENTOS
Noticias
19/03/2016 - 18:49 | Notícias
SISTEMA ELETRÔNICO
Noticias
17/03/2016 - 09:30 | Notícias
ARRAIAL MACUXI
Noticias
17/03/2016 - 09:28 | Notícias
MENU FOR TOURIST
Noticias
15/03/2016 - 09:06 | Notícias
ESCOLA AYRTON SENNA
 Notícias