II MOSTRA DE FOGUETES
Alunos de escola estadual realizam apresentação
Repórter: Ozieli Ferreira | Edição: João Paulo Pires | Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino, no bairro Jóquei Clube, em Boa Vista, realizam neste sábado, 14 de maio, a ‘II Mostra de Foguetes da ACN’. O trabalho faz parte da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e ao todo, 52 equipes compostas por cinco componentes cada estão inscritas para participar da Mostra, que começa às 8h e termina às 12 horas.

Os alunos envolvidos são do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A professora de Física e coordenadora do projeto, Rozenilda de Sousa, disse que os foguetes são feitos com garrafas pet e o combustível para impulsionar o lançamento é produzido com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. “Estamos trabalhando neste projeto faz duas semana. Os alunos já estão com os experimentos em fase de teste”, relatou.

A professora explicou que para participar da olimpíada nacional os foguetes precisam alcançar distância de 100 metros. Cada equipe terá que apresentar seu protótipo. “Essa distância será o nosso passaporte para a competição nacional”, frisou. O lançamento vai ocorrer na Pista de Vaquejada do Jóquei Clube. Para a Mostra, foi selecionada uma equipe de árbitros para apurar os resultados.

Em fevereiro deste ano, três alunos da escola Estadual Maria das Dores Brasil foram para São Paula participar da competição nacional. Essa foi a única escola selecionada do Estado. Os alunos Állex Lopes, Uirá Brondino e Rony Nascimento se classificaram em 6º lugar na VIII Jornada Nacional de Foguetes. O foguete da equipe atingiu 164,30 metros.

Os alunos do ensino médio que lançarem mais longe os foguetes, a uma distância acima de 100 metros, são chamados para a etapa nacional presencial, onde apresentam os foguetes para uma banca de professores, fazem dois lançamentos, e recebem troféus, certificados e medalhas.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A ideia é despertar nos alunos o interesse pela astronomia, astronáutica e ciência. Conforme o desempenho nacional, os alunos podem participar das olimpíadas internacionais.

Pesquisa

Noticias
22/03/2016 - 10:54 | Notícias
NOVO CONVÊNIO
Noticias
21/03/2016 - 10:36 | Notícias
NOVOS EQUIPAMENTOS
Noticias
19/03/2016 - 18:49 | Notícias
SISTEMA ELETRÔNICO
Noticias
17/03/2016 - 09:30 | Notícias
ARRAIAL MACUXI
Noticias
17/03/2016 - 09:28 | Notícias
MENU FOR TOURIST
Noticias
15/03/2016 - 09:06 | Notícias
ESCOLA AYRTON SENNA
 Notícias